sábado, 13 de novembro de 2010

Matt Groening


Por trás das figuras amareladas e feições caricatas, há um gênio que faz críticas de uma forma descontraída e que atrai o público. Essa pessoa é Matt Groening o criador dos Simpsons.

Matt iniciou sua carreira fazendo as tirinhas “Life in Hell”, em 1978, no periódico americano Wet. Esses trabalhos chamaram a atenção de James L. Brooks diretor da Fox, o que o levou a chamar Groening para desenhar pequenas vinhetas para o programa Tracey Ullman Show.

As vinhetas fizeram tanto sucesso que acabaram se tornando o seriado “The Simpsons”, que estreou em dezembro de 1989. O mais marcante é que houve uma grande identificação do público americano com a família retratada no desenho.

O nome dos personagens principais não é algo escolhido ao acaso, seu pai se chama Homer assim como o pai de Groening, Marge é uma homenagem a sua mãe (Margaret) e, Lisa e Maggie são as suas duas irmã mais novas. Muitos dizem que Bart seria um retrato do diretor, entretanto, ele não confirma apesar do garoto amarelo ser canhoto também e não gostar de sua escola, como o criador da série.

Matt nasceu é natural de Portland, nasceu em 15 de fevereiro de 1954. Na escola, onde não sentia a menor satisfação de estar, foi onde começou a fazer seus desenhos, apesar, de assumir que na tinha um traço perfeito ele não desistiu da carreira de desenhista.

Antes de chegar à Fox era um tímido cartunista, que foi para Los Angeles onde trabalhava de chofer e ghostwritter de roteiros de Hollywoodd, mas, fez muitos outros “bicos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário